[ad_1]
A rosa do deserto é uma planta exótica que tem conquistado cada vez mais admiradores pelo mundo todo. Também conhecida como Adenium obesum, ela é nativa da África e pode ser encontrada em países como Arábia Saudita, Egito e Sudão.
Uma das características mais marcantes da rosa do deserto é a sua capacidade de armazenar água em sua raiz engrossada, permitindo que ela sobreviva em condições extremas de seca. Além disso, a sua flor, que pode ser branca, rosa, vermelha ou roxa, é extremamente vistosa e possui um formato semelhante ao de uma rosa.
ROSA DO DESERTO
Você gosta de Adenium obesum ou Rosa do Deserto? Se sim e quer descobrir todas as suas curiosidades e cuidados, não perca este artigo.
Iñigo Segurola nos apresenta suas principais características, como reproduzi-la por meio de estacas e o método para plantá-la corretamente. Não perca!
Características da Rosa do Deserto
Seu nome se deve à sua base, que engrossa. Como acontece com muitas plantas suculentas em áreas áridas, elas precisam reservar sua água e, para isso, o que fazem é inchar a base de seu caule.
A rosa do deserto é considerada uma planta muito elegante. Muitas vezes, eles são usados como se fosse um bonsai porque tem hastes realmente decorativas.
Com a chegada da primavera, brotam flores rosas ou vermelhas muito marcantes de até 6 centímetros de diâmetro.
Nesse caso, se você olhar a parte final do caule, além da flor aberta, verá uma série de botões que vão se abrindo aos poucos.
Ver esta planta na natureza é algo surpreendente. Forma touceiras com cerca de um metro de altura e muito volume. E pode atingir uma altura de até 3 metros.
Seu crescimento é lento , então não se preocupe se ela não crescer no mesmo ritmo que outras de suas plantas. Cresce apenas cerca de 2-5 centímetros por ano.
Quatro passos para cuidar da rosa do deserto
A Rosa do Deserto não é uma planta fácil de cultivar , mas também não é impossível. Para tentar manter sua variedade saudável, você deve levar em consideração os seguintes aspectos:
- Precisa de muito sol. Embora pode cultivar dentro de casa, o ideal que esteja em um local com muita luz. Se tiver uma esplanada virada a sul, pode retirá-la durante o verão.
- Você tem que protegê-la do frio , ela não tolera. Pode perder as folhas por causa disso, mas, muito provavelmente, vai recuperá-las.
- Os riscos devem ser justos. Lembre-se de que o caule engrossado é sua própria reserva de água. Caso produzido um excesso, pode levar à podridão da raiz e pode parar a floração.
- Você precisa de um substrato especial para cactos e plantas suculentas composto de areia e magnésio.
Como reproduzir a rosa do deserto por meio de um corte de galho
Pode acontecer com você que, fazendo um movimento ou por qualquer outra situação, um galho quebre. O que você pode fazer é usá-lo para ter uma nova planta.
O que você deve fazer é cortar o galho com cuidado, sem rasgar mais a casca. Importante deixar o corte o mais limpo possível para que a planta cicatrize.
Assim que tiver o galho ou galhos, corte o excesso com o auxílio de uma tesoura.
Como você sabe, existem vários tipos de hormônios : alguns que ativam a parte aérea e outros que ativam o desenvolvimento das raízes . Nesta ocasião, vamos usar o último.
O que vamos fazer é adicionar o hormônio de enraizamento a um recipiente e mergulhar as mudas nele por alguns segundos. Isso ajudará no desenvolvimento de novas raízes no futuro.
A seguir, introduziremos as estacas em um substrato especial para plantas suculentas e cactos . É só regar na hora (sem excesso) e pronto.
A reprodução da rosa do deserto por corte não poderia ser mais fácil , mas, se você quiser, também pode fazê-lo por sementes na primavera-verão.
Plantação com a rosa do deserto
Em seguida, adicionamos uma generosa camada de argila expandida. É muito importante que as raízes desta planta, por se tratar de uma planta suculenta, nunca fiquem encharcadas e, graças à argila expandida, isso não acontecerá.
Esta planta tem raízes bastante grossas. Geralmente é algo comum para essas plantas, pois o que elas fazem é incluir reservas de água dentro delas.
Vamos adicionar substrato de cacto e plantar nossa rosa do deserto. Adicionamos mais substrato para encher o recipiente.
Como toque final, colocamos um pouco mais de argila expandida como enchimento.
Nesta ocasião, as plantamos sozinhas em um recipiente, mas você pode criar diferentes composições florais.
Gostou das dicas? Que bom!
Sendo assim, aproveite para adicionar mais sabor aos seus dias. Visite nossas redes sociais! Temos então Pinterest, nosso Facebook e o Instagram, por fim o Youtube! Assim, faça muito mais receitas, são boas demais!
[ad_2]
Source link