De dicas de economia de tempo à solução de problemas, temos todas as dicas sobre uma vez que manter seu liquidificador sempre limpo…
Se você está pensando em comprar um, saber uma vez que limpar um liquidificador é uma obrigação. Qualquer um que já tenha gostado de fazer um smoothie saboroso ou uma sopa comovente exclusivamente para ser posposto no porvir pelo pensamento de esfregar o liquidificador depois saberá do que estamos falando.
O esforço de desmontar um liquidificador, passar a escova de lavar louça em todos aqueles cantos e recantos. Para não mencionar o risco de trinchar os dedos, muitas vezes parece superior demais para a recompensa. Enfim, qualquer trabalho de limpeza de cozinha não deve impedi-lo de usar o aparelho envolvido.
Mesmo que o seu esteja entre os melhores liquidificadores , que possuem alguns componentes próprios para lava-louças. Geralmente você precisará desmontá-lo primeiro, e pode ocupar muito espaço na cesta, mormente se você percutir todos os dias. O uso quotidiano da máquina de lavar louça em altas temperaturas (supra de 80ºC) pode danificar o copo misturador, ou melhor, gravar a superfície que acabará por permanecer com uma olhada turva.
COMO LIMPAR UM LIQUIDIFICADOR
A melhor maneira de limpar um liquidificador é sabido uma vez que Método de Autolimpeza – e esse método funciona e pode ser adequado para liquidificadores portáteis também.
Tudo o que você precisa fazer é simplesmente juntar algumas xícaras cheias de chuva morna (não fervente) e uma pequena quantidade de detergente líquido na jarra. Abra a tampa e ligue. Use o pulso algumas vezes (se você tiver uma), ou exclusivamente aumente a potência máxima e misture os sobras de comida.
A ação do tufão garantirá que a chuva com sabão chegue a todas as partes de difícil aproximação sob e ao volta da lâmina.
Esvazie, enxágue sob a torneira e deixe no escorredor para secar ao ar, ou seque com um tecido sem fiapos para fulgor extra.
Os liquidificadores de submersão podem ser separados para que a lâmina possa ser limpa na pia ou na máquina de lavar louça, com o corpo geralmente precisando exclusivamente de uma limpeza rápida. No entanto, se você for escrupuloso, você pode limpar um liquidificador de submersão mergulhando o inferior da lâmina em uma tigela com chuva morna e sabão, ligando o liquidificador e enxaguando depois. Se os detritos estiverem presos, separe o inferior da lâmina do corpo e coloque a lâmina em chuva morna e sabão para submergir primeiro – depois tente o método de limpeza supra novamente.
COMO LIMPAR SE VOCÊ TIVER ÁGUA DURA
Se você seguir as etapas supra e perceber que o jarro ainda não está tão limpo quanto você gostaria, o problema pode estar relacionado à chuva dura. Os jarros de liquidificador são propensos a amontoar calcário de maneira semelhante às telas de chuveiro, portanto, se você mora em uma dimensão de chuva dura, pode notar um resíduo de película, mesmo posteriormente a limpeza.
Para resolver o problema, tudo o que você precisa fazer é juntar mais um passo ao processo de autolimpeza: jogar um limão picado grosseiramente, casca e tudo, ao mesmo tempo que o detergente líquido e misturar. Esvazie, encha com chuva pura, misture mais uma vez para enxaguar e deixe secar.
COMO LIMPAR UM LIQUIDIFICADOR MANCHADO
Víveres uma vez que tomate, especiarias indianas e beterraba podem afetar qualquer liquidificador, mas mormente aqueles com jarras de plástico. A nebulosidade também pode ser um problema, muitas vezes causada por resíduos de vitualhas oleosos.
Portanto, para limpar um liquidificador tinto, primeiro, tente o truque do limão supra. Se ainda houver manchas teimosas, é hora de juntar força muscular.
Desconecte a base e remova o jarro, em seguida, misture uma pasta 50/50 de bicarbonato de sódio e chuva. Pegue uma escova de cabo longo ou escova de dentes e cubra o interno do seu jarro com a pasta. Deixe por uma hora ou mais (não deve secar) e depois enxágue. Finalmente, coloque o jarro de volta na base e conecte-o. Despeje algumas xícaras de chuva morna e adicione uma xícara de vinagre de vinho branco antes de zunir por 30 segundos ou mais.
COMO LIMPAR O FEDOR
Já levantou a tampa de um liquidificador limpo exclusivamente para se deparar com um odor pungente? Uma das causas disso é armazenar o liquidificador com a tampa, se ainda estiver um pouco úmido quando você o velar. Deixar a tampa ocasião ou entreaberta quando não estiver em uso evitará que o ar recluso no interno fique viciado e com mau cheiro.
Mas certos vitualhas, uma vez que alho ou cebola, também podem se ver problemáticos, mesmo que o jarro seja deixado sem tampa.
Para limpar um liquidificador que cheira, novamente, bicarbonato de sódio vai salvar o dia. Desta vez a paciência é sua amiga. Coloque assim a jarra do liquidificador na pia e encha quase até o topo com chuva morna. Adicione uma xícara de bicarbonato de sódio e deixe de molho durante a noite com a tampa, antes assim de lavar normalmente. Um esguicho de suco de limão na mistura durante a noite deixará assim o jarro com um cheiro extra fresco.
COMO VOCÊ LIMPA PROFUNDAMENTE UM LIQUIDIFICADOR?
A limpeza profunda deve ser ao menos duas vezes por ano é recomendada, depende muito do uso.
Embora o método de autolimpeza seja magnífico para a limpeza do dia-a-dia e ajude a evitar o acúmulo de vitualhas em locais indesejados, é importante realizar uma limpeza mais completa periodicamente. Os líquidos podem penetrar nas juntas, ao volta da lâmina e da vedação da tampa, causando um acúmulo gradual de bactérias.
A maioria dos liquidificadores tem lâminas de galanteio/unidades de galanteio removíveis que tornam o processo um pouco mais fácil. Seja escrupuloso assim ao manusear a unidade da lâmina. Leia o manual de instruções para desvendar algumas ou todas as peças (não elétricas) podem lavadas na máquina de lavar louça assim – e a que temperatura. Caso o liquidificador não adequado para lava-louças, lave cada segmento assim em chuva morna com sabão. Deixe de molho se houver alguma dimensão teimosa.
É importante não usar panos de limpeza abrasivos, uma vez que Brillo por exemplo, ou produtos de limpeza granulados, que podem escoriar a superfície de qualquer peça plástica.
O corpo do motor
geralmente só é adequado para limpeza com um tecido úmido e sabão – certifique-se de desconectar antes de limpar. Use um resultado que oblitere a gordura, se houver um acúmulo de óleo na superfície da unidade, mas borrife-o em seu tecido, com moderação, em vez de diretamente na unidade, para evitar que a umidade entre na segmento elétrica.
Se gostou dessas dicas, veja também: