Fazer panquecas tem sido uma jornada e tanto para mim, mas depois de muita tentativa e erro, acho que finalmente encontrei uma receita simples de panqueca de leitelho com a qual estou 100% feliz (pelo menos por enquanto). Aprendi com o processo que a textura da massa é extremamente importante na hora de fazer panquecas. Eu realmente gosto desse líquido porque as panquecas ficam tão finas e macias com aquele sabor de leitelho que desliza na boca. Tenho certeza de que farei algumas alterações nesta receita a tempo, mas por enquanto esta é a receita perfeita para fazer um café da manhã simples em apenas dez minutos.
Panquecas de leitelho:
Rende 8 panquecas
- 1 xícara de leitelho, e mais se necessário
- 1/3 xícara de farinha de trigo
- 1 ovo
- 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
- 1/4 colher de chá de sal
Pré-aqueça o forno a 200 graus F.
Em uma tigela larga. misture o leitelho, a farinha, o ovo, o bicarbonato de sódio e o sal. (Não misture muito, pois isso desenvolve excessivamente o glúten, resultando em panquecas mastigáveis.)
Aqueça uma frigideira antiaderente ou chapa de ferro fundido em fogo médio. Adicione uma noz de manteiga e aqueça até que a manteiga comece a chiar. (Eu apenas usei spray de cozinha antiaderente).
Despeje um pequeno 1/4 de xícara de massa na panela ou chapa e cozinhe até que bolhas apareçam na superfície superior e a parte inferior fique dourada, cerca de 1 a 1 1/2 minutos.
Vire e cozinhe até que o fundo esteja levemente dourado, cerca de 45 segundos.
Transfira para uma assadeira e mantenha aquecido em forno baixo. Repita com a força restante.
Sirva imediatamente com manteiga e calda.