- 5 espigas de milho duras
- 1 litro de leite
- 1 1/2 xícaras de açúcar
- 1 pitada de sal
MODO DE PREPARO
- Bata o milho com o leite no liquidificador por 3 minutos, passe a mistura em uma peneira bem fina.
- Coloque em uma panela junto com açúcar e a pitada de sal.
- Mexe até começar a engrossar, deixe cozinhar por cerca de 10 minutos em fogo baixo.
- Coloque em um refratario e se preferir acrescente canela em po por cima.
- Deixe na geladeira.
Ao fazer esta receita de coalhada de milho, não jogue fora o bolo de milho porque você pode fazer um bolo delicioso com ele. Essa primeira dica é muito importante para quem quer saber como evitar o desperdício de alimentos na cozinha. Ótima ideia, certo?
Você já viu nos ingredientes e passo a passo como fazer o curau de milho. Mas você realmente sabe a diferença entre curau e pamonha? Embora a base das duas receitas seja a mesma: milho ralado, o curau é um prato que só vem na versão doce e tem uma consistência parecida com um mingau bem grosso. Enquanto isso, a pamonha também aparece nas versões salgadas e tem textura mais firme.
O segredo de como fazer curau é muito bem dominado por alguns moradores da região nordeste. Afinal, essa é mais uma delícia que é a cara dessa parte do Brasil. Lá, a receita do curau também é conhecida como canjica. Uma verdadeira viagem gastronómica a um dos recantos mais saborosos do nosso país.
O curau de milho é uma receita típica das festas de junho e julho, mas pode ser consumido em qualquer época do ano. Além de delicioso, este prato feito de milho traz muitos benefícios para o corpo. Possui alta concentração de ferro, fósforo, potássio, vitaminas e nutrientes anti-inflamatórios. Um sucesso absoluto!