[ad_1]
Quer montar uma pequena horta em casa e não sabe como começar? Tem interesse em encontrar lindas plantas e muito fáceis de cultivar? Gostaria de ter sempre à mão as ervas e os temperos para suas criações culinárias ? Se você respondeu “sim” a alguma dessas perguntas, este artigo lhe interessa. Hoje vamos dizer-lhe como criar o seu próprio e próspero jardim de plantas aromáticas e especiarias em casa . São ideais para jardineiros iniciantes, pois são muito fáceis de cultivar e se dão muito bem em vasos.
ERVAS E ESPECIARIAS CULTIVADAS EM CASA
ONDE COLOCAR OS VASOS
Você pode construir seu jardim de ervas em jardineiras ou em vasos, eles se adaptam a pequenos recipientes. Faça dentro de casa ou ao ar livre, dependendo do clima . A melhor opção é fazê-lo ao ar livre, mas como as ervas aromáticas precisam de temperaturas quentes, isso só pode ser feito se você mora em um local onde o clima é temperado. Em regiões frias, você precisará trazê-los para dentro de casa no inverno para evitar que as plantas morram de frio. Se vive num apartamento sem varanda, não tenha medo de cultivar o seu jardim dentro de casa junto a uma janela. Eles provavelmente se esticarão e serão mais frágeis do que as plantas cultivadas ao ar livre, mas ainda fornecerão muitas aparas frescas.
A primeira dica é encontrar um lugar ensolarado em sua casa ou apartamento para criar sua horta. A maioria das plantas aromáticas e especiarias requer pelo menos seis horas de sol por dia, então procure um local com bastante luz natural. Se você não tiver acesso a um espaço com luz solar suficiente, pode considerar a instalação de luzes de crescimento para ajudar as plantas a prosperarem.
Existem três tipos de plantas aromáticas: perenes, anuais e bienais
As plantas perenes podem viver por muitos anos se você lhes der os cuidados de que precisam. Algumas perdem as folhas no inverno e outras as conservam mesmo no frio. Entre as primeiras, também chamadas de expiradas, estão a menta e algumas sálvias; entre os últimos estão o tomilho e o alecrim.
Ervas anuais vivem por uma única estação . Depois que florescem, seu ciclo de vida termina e eles morrem. Manjericão e endro são dois deles.
As bienais produzem caules e folhas no primeiro ano e florescem no ano seguinte . O cominho, do qual utilizamos as sementes, e a salsa são plantas bienais.
Existe uma longa lista de ervas e especiarias para cultivar em recipientes. Esta é uma pequena lista dos mais populares :
- Manjericão ( Ocimum basilicum )
- Orégano ( Origanum vulgare )
- Alecrim ( Rosmarinus officinalis )
- Tomilho ( Thymus spp.)
- Sálvia ( Salvia officinalis )
- Endro ou aneto ( Anethum graveolens )
- Hortelã ou menta( Mentha spp.)
- Cebolinha ( Allium schoenoprasum )
- Cominho ( Cuminum cyminum )
- Coentro ( Coriandrum sativum )
- Salsa ( Petroselinum crispum )
- Estragão ( Artemísia dracunculus )
Escolha os vasos
Você pode plantar seu jardim em um vaso grande ou em uma coleção de vasos pequenos. Dessa forma, as ervas prosperam em qualquer recipiente com drenagem adequada. Calcule que cada planta precisa de 1 a 2 litros de substrato. Então, se você usar vasos de dois litros, a planta ficará mais confortável e você regará com menos frequência. Se quiser agrupar vários aromáticos, o cálculo é simples: multiplique o número de plantas por dois e use um vaso desse volume.
Apenas coloque as ervas juntas se elas tiverem requisitos semelhantes de sol e água. Alecrim e tomilho podem andar juntos, ambos querem muitas horas de sol e pouca rega. Manjericão e cebolinha, que preferem solo úmido, também podem combinar.
O substrato deve ser uma mistura porosa, solta e de boa qualidade para que as plantas encontrem os nutrientes necessários para crescer. Em viveiros e centros de jardinagem, você encontrará substratos adequados que incluem perlita ou vermiculita , materiais leves que retêm a umidade e arejam a mistura. Não use terra de jardim, é muito pesada para vasos e vai sufocar as raízes.
Plantas ou sementes?
As sementes têm as suas vantagens: são mais baratas e as plantas nascem adaptadas ao local onde vão viver. Mas, dependendo de qual variedade for, pode demorar muito para obter uma planta adulta. Meu conselho é comprar plantas perenes (que demoram mais para crescer) e plantar plantas anuais ou bienais, que crescerão rapidamente . Assim você terá vegetação desde o início e aproveitará o processo de germinação das sementes.
Para plantas cultivadas, siga as instruções de irrigação indicadas no rótulo ou, na falta delas, pergunte no viveiro. Dessa forma, as sementes precisam de umidade constante desde o momento em que são semeadas até a formação da planta. Durante esse tempo, em vez de regar, é melhor borrifar água no substrato até perceber que está bem úmido.
Irrigação
Cada planta tem suas necessidades de água. Algumas precisam que o solo mantenha sempre um certo nível de umidade, outras preferem que o solo seque completamente entre as regas. O tamanho do recipiente e sua localização também afetam a rapidez com que o substrato seca. Ao regar, despeje a água lentamente sobre toda a superfície para molhar todo o torrão e faça isso até que o excesso de água comece a escorrer pelos orifícios de drenagem. Portanto, durante a estação de crescimento, você deve adicionar um fertilizante líquido à água de irrigação uma vez por mês.
Portanto, quando precisar de ervas para cozinhar, use uma tesoura, uma faca ou até mesmo os dedos para cortar o que precisa . Sem medo! Pegue primeiro os galhos mais velhos e saudáveis, sem danos causados por insetos. Se for uma planta anual, você pode consumi-la completamente. Dessa forma, no caso de uma planta perene, não colha mais de um terço da planta ou ela terá dificuldade em se regenerar.
Cultive ervas por hidroponia
A hidroponia é uma técnica agrícola que não utiliza terra . A raiz da planta é imersa em água e de lá extrai os nutrientes de que necessita para viver. Você também pode cultivar plantas aromáticas e especiarias apenas na água, embora não seja algo que eu saiba por experiência e não possa comentar muito sobre isso. Conforme li, algumas ervas que se adaptam à hidroponia são as seguintes: manjericão, coentro, hortelã, erva-doce, camomila, manjerona, orégano, salsa, alecrim, tomilho e valeriana.
Gostou dessa matéria? Quem bom!
Sendo assim, aproveite para adicionar mais sabor aos seus dias. Visite nossas redes sociais! Temos então Pinterest, nosso Facebook e o Instagram, por fim o Youtube! Assim, faça muito mais receitas, são boas demais!
[ad_2]
Source link