Pular para o conteúdo

Horta na sua casa, como fazer

[ad_1]

Horta na sua casa, como fazer

Veja aqui como fazer uma horta na sua casa e os vários tipos que existem e que podem ser muitos úteis no seu dia a dia, Veja abaixo

TIPOS DE HORTA EM CASA

Podemos fazer diferentes tipos de hortas caseiras. Com paletes, hidropônico, em gavetas e mais algumas variantes. O bom das hortas caseiras se impõe a partir de terraços e varandas e gerou comunidades interessadas em uma alimentação saudável e com produção caseira.

Os tipos podem ser:

  • horta vertical
  • horta em gavetas
  • horta com paletes
  • horta em vasos
  • jardim suspenso
  • jardim hidropônico

HORTA VERTICAL

O formato de jardim vertical é ideal para pequenos espaços como varandas e terraços. Pode ser montado em prateleiras com madeira ou fazer vasilhames com materiais recicláveis ​​como garrafas plásticas.

O interessante desse sistema é que as plantas mais pesadas ficam localizadas na parte inferior para que recebam o excesso de água dos andares superiores e assim facilitem a rega. Recomenda-se para isso que o terreno tenha uma boa porção de areia para permitir a drenagem.

É uma excelente opção para quem gosta de ter aromáticos à mão ou quer dar um toque ornamental natural a espaços com forte identidade urbana.

HORTA EM GAVETAS

Muito bom optar por fazer uma horta em casa usando caixotes de plástico ou madeira. A variedade de plantas que se pode obter é muito grande: desde flores, medicinais, aromáticas e vegetais.

Para um jardim em gavetas , basta cobrir o interior das gavetas com plástico ou lona perfurada para permitir uma boa ventilação e drenagem e colocá-las em um local onde recebam boa luz.

É muito importante fazer uma almofada de pedra para facilitar o escoamento na hora de regar.

Você também pode usar casca ou pedaços de cortiça para aliviar o peso da gaveta e movê-la facilmente.

Em seguida, o substrato é adicionado com húmus de minhoca e as mudas são plantadas a uma distância não inferior a 20 centímetros umas das outras.

HORTA COM PALETES

Os paletes são o material mais econômico e versátil para construir um jardim na varanda. É necessário certificar-se de que o palete está seco e, se for ficar ao ar livre, aplicar um verniz ou óleo de cozinha usado para proteger a madeira.

Em um jardim com paletes, você pode usar a peça inteira com a base voltada para a frente para criar um jardim vertical e dessa forma, fixá-la na parede ou cortá-la em partes para criar floreiras ou vasos para colocar plantas maiores, vai ficar lindo.

HORTA EM VASOS

Uma horta urbana geralmente não requer grandes áreas e permite cultivar uma grande variedade de plantas, ornamentais ou comestíveis, em vasos ou recipientes feitos de materiais recicláveis.

Para a horta em vasos, recomenda-se não plantar espécies como cenoura, batata ou batata-doce, mas melhor optar por variedades aromáticas ou vegetais como alface, tomate, pimentão ou abóbora.

Para acompanhar o desenvolvimento da planta, deve-se utilizar um bom substrato e húmus de minhoca. Dessa forma, também pode ser compostado com restos de resíduos orgânicos, como cascas de ovos, frutas ou legumes e, assim, reduzir a quantidade de lixo doméstico.

É necessário levar em conta as horas de luz que nossas plantas precisam e não regar excessivamente.

JARDIM SUSPENSO

O formato de jardim suspenso muito adequado para terraço, varanda ou hortas usando garrafas, latas ou qualquer pote ou recipiente com furos na base.

O segredo é manter nosso jardim bem úmido e usar uma boa proporção de composto e areia, composto e terra preta ou terra para vasos.

É indicado para espécies que não precisam de muito espaço para crescer, como cebola, alface, morango, rabanete ou pimentão, sendo importante colocá-los em uma parede que não receba luz solar direta por muitas horas.

JARDIM HIDROPÔNICO

O sistema de horta hidropônica exige que a planta receba artificialmente todos os nutrientes que não recebe diretamente da terra.

Consiste no plantio “sem terra” em aparelhos como piscinas ou tubos, por onde circula a água com solução nutritiva. Dessa forma, as lavouras “flutuam” de forma controlada, desenvolvendo um grande número de raízes.

As estruturas mais comuns são geralmente feitas de tubos de PVC e com esta técnica pode-se obter qualquer variedade de plantas com a vantagem de que leva menos tempo para crescer e torna-se quase livre de pragas.

Além disso, é um sistema sustentável e ecológico porque economiza até 90% de água do que em uma lavoura tradicional, já que recircula pelas calhas em galpões com umidade e temperatura constantes.

E aí gostou das dicas? Que bom!

Sendo assim, aproveite para adicionar mais sabor aos seus dias. Visite nossas redes sociais! Temos então Pinterest, nosso Facebook e o Instagram, por fim o Youtube! Assim, faça muito mais receitas, são boas demais!



[ad_2]

Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *